INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10 DE AGOSTO / As residências acontecerão simultâneas à programação do FilteBahia 2017

musculatura da imaginação-

MEIERHOLD

MARIA THAIS

A residência é uma experiência prático-teórica  dos elementos poéticos que operam a cena e a atuação meierholdiana. A partir dos procedimentos cênicos propostos para o ator pelo encenador russo V. E. Meierhold no Estúdio da Rua Borondiskaia entre 1913 e 1916, e que foram organizados nos estudos biomecânicos, após a Revolução de 1917,  serão investigados os princípios expressivos para o movimento cênico elaborados por Meierhold e seus colaboradores, que revelam a estreita articulação entre o trabalho do ator e a composição da escritura cênica.

MARIA THAIS.

Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP na área de atuação e direção e no Programa de Pós-Graduação em Teatro.       Diretora da Cia Teatro Balagan com a qual  encenou os espetáculos Programa Pentesiléia – treinamento para a batalha final (2017), Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam (2016 - ), Recusa (2012 - ) Prometheus – a tragédia do fogo (2011 - ), em repertório; entre outros, com os quais recebeu vários prêmios e indicações (Shell, APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, Aplauso, etc.). Como pedagoga teatral ministra cursos por vários estados do Brasil e em países como França (ARTA, Université Paris 8), Itália (Biennali de Danza de Venezia), Rússia (Escola de Arte Dramática), Colômbia (Universidade Autônoma, Grupo Varasanta).

É autora do livro Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold  (2010), Editora  Perspectiva; e organizadora do livro Balagan – Cia de Teatro (2014).

RESIDENTES. 20 (atores, dançarinos, performances com experiência

PARTICIPAÇÃO GRATUITA.

ATENÇÃO NAS DATAS E HORÁRIOS.

QUINTA FEIRA. 31 DE AGOSTO (09:00 às12:00) e (15:00 às 18:00)

SEXTA FEIRA. 01, SÁBADO 02 E DOMINGO 03 DE SETEMBRO (10:00 às 15:00)

LOCAL. A SER DEFINIDO. (CENTRO DA CIDADE DE SALVADOR)

LEVAR ROUPAS  DE TREINAMENTO FÍSICO.

CADERNO E CANETA OU LÁPIZ.

IMPORTANTE. Certificado somente será emitido caso cumprir a residência na íntegra. Visando a qualidade do trabalho não é permitido se ausentar e retornar à residência).

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NA CAIXA DE DIÁLOGO ABAIXO

SELECIONADOS

Michele Catherine Sztoltz

Jean Carlos Souza Santos

Evelin Buchegger

Caio Rodrigo

Manu Santiago

Arlon Carlos Souza Santos

Ana Tereza Mendes Souza

Kadu Fragoso

Sara Andrade

Valeria Fonseca

Anita Bueno Dias de Araujo

Carlos Henrique dos Santos

Icaro Santos da Silva

Vinicius Nunes Rocha

Iamara da Silva Dourado

Cícero Antônio Moreira dos Santos

Jean Carlos Souza Sanatos

Fabio Jose de Oliveira

Uerla Cardoso

Erico José

a audeproduções